José Medeiros anuncia representação contra Lindbergh e Gleisi no Conselho de Ética

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/02/2018, 17h05 - ATUALIZADO EM 07/02/2018, 17h51

O senador José Medeiros (Pode-MT) anunciou nesta quarta-feira (7) em Plenário vai protocolar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar uma representação contra os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) por insuflarem atos de violência e defenderem a quebra da via institucional.

Segundo Medeiros, ao criticarem a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lindbergh e Gleisi “jogaram para a galera de forma perigosa". Ele classificou de inaceitável a atuação dos colegas, advertindo que discursos semelhantes de apoio à desobediência civil resultaram em atos de violência.

Medeiros negou que levar a questão ao Conselho de Ética seria uma tentativa de cercear a atividade parlamentar. No seu entendimento, nenhum partido detém o “condão da verdade” e todos devem responder pelos seus atos.

— Quando vieram me dizer: 'Olha, mas desobediência civil é estilo Gandhi', eu falei: tudo bem. Então, pegue as imagens de Gandhi e compare às do senador Lindbergh e da senadora Gleisi quando eles fizeram esse pronunciamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)