Jorge Viana culpa governo Temer pelo aumento da violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/02/2018, 19h26

O senador Jorge Viana (PT-AC) disse que o país vive uma crise institucional e precisa se “reencontrar com a democracia” e enfrentar principalmente a questão da segurança pública. Ele associou o aumento expressivo dos assassinatos ao desprestígio das instituições, e afirmou que o Congresso precisa dar sua parcela de contribuição para "reorganizar a legislação e promover a pacificação do Brasil".

— Essa matança que estamos vivendo, esse mundo de jovens sendo assassinados, é consequência desse desastre institucional que o Brasil se meteu. Nós estamos vendo dezenas de milhares de jovens morrendo de norte a sul, porque estão sendo presa fácil para as organizações criminosas.

Lula

Jorge Viana condenou a “espetacularização” e o suposto “exibicionismo” de alguns juízes e lamentou que o Poder Judiciário tenha aberto mão de ser um "poder moderador" num momento de "confrontos acentuados".

Para o senador, o combate à corrupção foi pretexto para agravar a crise, resultando na perda de direitos e na condenação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O senador disse que o ex-presidente caminha para “pagar por tudo e por todos”.

"Bolsa-crime"

Jorge Viana afirmou ainda que o aumento da violência no Brasil ocorreu entre 2016 e 2017, durante o governo Temer. Para ele, entre as explicações para isso estão o fim de programas sociais e o aumento do desemprego. O senador lembrou que há 13 milhões desempregadas. Esse quadro, segundo Jorge Viana, faz com que jovens passem a ser presas fáceis para as facções criminosas.

— Sabe o que este governo está fazendo, Michel Temer e Meirelles? Estão dando a bolsa-crime. Por que qual é a alternativa para o jovem hoje neste país, de 15, 16, 17, 18, 20 anos, em qualquer cidade? Com desemprego, com corte dos recursos públicos, com o fim dos programas que nós criamos? Qual é a alternativa? O jovem vira presa fácil para as facções criminosas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)