Flexa apoia sugestão de Eunício de criação de um sistema unificado de segurança

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/02/2018, 15h29

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou a sugestão apresentada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, de criação de um sistema federal unificado de segurança pública. O objetivo é envolver autoridades em todos os níveis de governo para conter o avanço da violência, problema que, na opinião de Flexa Ribeiro, pode ser comparado a uma epidemia.

De acordo com o último Atlas da Violência, disse o senador, são registrados 60 mil homicídios ao ano no país, número correspondente a 10% de todos os casos de assassinato no mundo. Flexa Ribeiro citou ainda estudo da Organização Mundial dda Saúde que revela que o Brasil tem a nona maior taxa de homicídios do mundo: são 30,5 casos para cada cem mil habitantes.

- O Brasil precisa vencer os desafios da criminalidade de forma firme e corajosa. Nós, parlamentares, precisamos dar uma resposta urgente e forte para toda a sociedade, aprovando as propostas em tramitação no Congresso Nacional contra o crime organizado, o tráfico de armas, o tráfico de drogas e a violência nas ruas das cidades brasileiras - afirmou.

O senador questionou ainda a forma desigual como o problema é enfrentado no país. Segundo ele, depois da Constituição de 1988, de 80% a 85% das ações de segurança pública são de competência dos estados. À União, restam medidas relacionadas à repressão aos crimes na região de fronteira, como os tráficos de drogas e armas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)