Rádio e TV Senado farão transmissão conjunta da abertura do ano legislativo

Patrícia Fernandes | 02/02/2018, 18h48

A Rádio e a TV Senado farão transmissão conjunta ao vivo da sessão solene que abrirá os trabalhos legislativos de 2018 às 17h desta segunda-feira (5). E já a partir das 11h haverá flashes na programação. O portal Senado Notícias fará o acompanhamento da sessão em tempo real.

Segundo a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Angela Brandão, a parceria entre a Rádio e a TV Senado é inédita e busca a convergência dos dois veículos.

— Estamos aprimorando a forma de transmitir a notícia, aproveitando melhor a infraestrutura tecnológica que temos e valorizando ainda mais nossos profissionais. Ao mesmo tempo, a iniciativa se alinha ao planejamento estratégico da Casa, baseado em princípios como economicidade e transparência — ressaltou Angela.

Para o diretor da Rádio Senado, Marco Reis, o principal desafio tem sido adequar as linguagens para que nem o espectador nem o ouvinte percam informação durante a transmissão.

— A equipe que está tocando o projeto é muito competente e sensível às expectativas das pessoas que estarão assistindo ao evento. Superada essa questão e feitos os ajustes técnicos, realmente, estamos tranquilos em relação ao sucesso dessa primeira transmissão conjunta — afirmou Marco.

Na avaliação da diretora da TV Senado, Renata Teles de Paula, a integração proporcionará um ganho na qualidade das informações transmitidas ao cidadão.

— Acredito que uma equipe pode complementar a outra e enriquecer o processo, deixando o conteúdo mais dinâmico e atraente ao público. Para a gente, também é um grande desafio trabalhar de uma forma diferente da usual — ressaltou.

Preparação

Na quinta-feira (1º) e nesta sexta-feira (2), os profissionais dos dois veículos participaram de ensaios técnicos para ajustar os detalhes da cobertura, testar o roteiro da veiculação e revisar o planejamento da transmissão. De acordo com o coordenador de conteúdo da TV Senado, Ronaldo Martins, a primeira preocupação foi avaliar se o projeto seria possível do ponto de vista técnico.

— A partir disso, começamos a nos reunir para fazer o trabalho de produção mesmo. Como a linguagem da TV e a do rádio têm suas especificidades, nossa tentativa tem sido trabalhar de forma que os dois veículos sejam contemplados no momento da transmissão, sem que isso represente prejuízo, mas sim agregação de valor — afirmou.

De acordo com o coordenador-geral da Secretaria da Rádio Senado, Jefferson Dalmoro, “a simbiose entre os veículos é um bom caminho para ser seguido”.

— Tenta-se ter uma integração cada vez melhor e que respeite os dois públicos — completou.

Redes Sociais

A transmissão conjunta da sessão de abertura do ano legislativo será feita diretamente dos estúdios da TV Senado, com apresentação dos jornalistas Ronaldo Martins (TV Senado) e Jefferson Dalmoro (Rádio Senado), a partir das 16h. Antes, desde as 11h30, a TV Senado terá entradas ao vivo direto dos Salões Negro, Verde e Azul, com repórteres dos dois veículos. Esse esforço conjunto também atenderá a publicação de notícias em texto, áudio e vídeo no portal Senado Notícias, que disponibilizará informação em tempo real.

A abertura do ano legislativo também poderá ser acompanhada ao vivo pelas páginas do Facebook da TV, da Rádio e do Senado, pelo Twitter, pelo Youtube e nas páginas dos veículos na internet. A TV Câmara e a Rádio Câmara também transmitem as sessões do Congresso Nacional.

Como Acompanhar

TV Senado

Rádio Senado

TV aberta, TV digital, antena parabólica, TV por assinatura

Em FM: Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).

Internet

www.senado.leg.br/noticias/tv

www.senado.leg.br/radio

Youtube

TVSenado

 

Twiter

@SenadoFederal

@RadioSenado

Facebook

@TVSenado

@RadioSenado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)