'Mercado dita o que deve e o que não deve ser feito no Brasil', diz Vanessa Grazziotin

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/12/2017, 15h58

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a permanência de Michel Temer na presidência da República foi a efetivação do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, o objetivo foi trocar o chefe do Executivo para aplicar uma pauta nociva ao país e aos direitos dos trabalhadores.

Vanessa citou que, nesta segunda-feira (18), quase meio milhão de pessoas foi às ruas na Argentina protestando contra a reforma da Previdência naquele país. De acordo com a senadora, o grito de ordem dos manifestantes foi “Aqui não é o Brasil”. Vanessa reclamou ainda da influência do mercado na política do país.

— Que sistema é esse que nós vivemos onde o mercado vale mais que um ser humano, do que o homem, do que a mulher, do que uma criança, do que um jovem? Mas essa é a realidade. E o mercado cada vez manda mais. O mercado cada vez põe mais as cartas na mesa e dita o que deve e o que não deve ser feito no Brasil — protestou.

Balanço 2017

A senadora também fez um balanço do ano de 2017. Segundo ela, a pobreza cresceu no país e os programas de governo que atendiam aos mais necessitados, como o Minha Casa Minha Vida e o Luz Para Todos, tiveram cortes profundos de orçamento.

Vanessa reclamou da aprovação da reforma trabalhista que, segundo ela, retirou direitos garantidos na Constituição e lamentou o fim do programa Farmácia Popular, que garantia remédios à população de baixa renda. Também rejeitou o congelamento de gastos do governo por vinte anos, que retira dinheiro da saúde e da educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)