João Alberto Souza pede abertura de faculdade de Medicina em Bacabal

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/12/2017, 17h41

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) pediu nesta terça-feira (19) em Plenário a abertura de um curso de Medicina na cidade de Bacabal, no Maranhão. Segundo ele, apesar de ter anunciado a suspensão da abertura de novos cursos no país, o governo autorizou a criação de 29 novas faculdades de Medicina.

De acordo com o senador, o Ministério da Educação já atestou que Bacabal tem os requisitos necessários para abertura de um novo curso de Medicina. A principal questão a ser resolvida, segundo João Alberto, é se a responsabilidade pela instalação será da Universidade Federal do Maranhão ou de uma instituição particular.

O senador destacou a evolução do município nos últimos anos, em indicadores como educação, redução da pobreza e elevação do Índice de Desenvolvimento Humano, que quase dobrou entre 1991 e 2010. Para ele, o presidente da República, Michel Temer, não deve falhar em resolver esta questão.

— Estes são apenas alguns dos números positivos que eu poderia apresentar aqui para demonstrar a justiça do pleito que eu hoje faço ao governo federal, ao MEC, para que, com a maior celeridade, possamos em um trabalho conjunto e cooperativo tirar do papel o sonho de uma faculdade de Medicina em Bacabal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)