Cristovam Buarque defende eleição de novo projeto para o Brasil em 2018

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/12/2017, 18h39

O Brasil precisa eleger um novo projeto, não apenas um novo presidente, disse nesta terça-feir a(19) em Plenário o senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Ele se disse pessimista com o resultado das eleições do ano que vem.

O senador salientou que o Brasil está paralisado pela corrupção, pela violência, pela concentração de renda e pelo aumento da pobreza. Além disso, avalia que as instituições não estão sólidas e o Poder Judiciário parece estar “bipolar”, já que muda de postura com frequência.

Neste quadro, segundo Cristovam, o eleitor deve ir às urnas mais preocupado em assegurar interesses particulares. Os pré-candidatos a presidente da República, por sua vez, não estão pensando o Brasil. De acordo com o senador, o discurso deles varia de acordo com as expectativas de cada nicho do eleitorado.

Cristovam apresentou o que para ele deve ser o perfil de um presidente que pense o Brasil. Deu como exemplo o presidente Juscelino Kubistchek (1902-1976), que investiu na industrialização do país, numa época em que predominava a produção agrícola.

— Se eu fosse escolher um voto para 2018, seria que em 2018 nós votemos pelo Brasil. Não votemos por cada um de nós. Nem votemos por cada candidato que está aí. Votemos por aquele que representa a melhor proposta pelo Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)