CRE aprova criação de subcomissão para o Fórum Mundial da Água

Sergio Vieira | 14/12/2017, 14h58

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a criação de uma subcomissão voltada para a participação 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília entre 18 e 23 de março do próximo ano. A subcomissão será presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC)  e a escolha ocorreu durante reunião do colegiado nesta quinta-feira (14).

Segundo Jorge Viana, as nações precisam estabelecer um marco global de compartilhamento aos recursos hídricos, visando evitar a ocorrência futura de ainda mais conflitos entre os países. Este é o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao Fórum. O senador acriano informou que pretende negociar inicialmente com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a participação do Parlamento no encontro internacional, pois recebeu ofício neste sentido do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

— 40% da água consumida no planeta vem de lagos e rios compartilhados, porque nascem num país e seguem em seu curso para outros. Isso significa potencialmente um risco de conflito, então a ONU defende aperfeiçoar a legislação em relação ao compartilhamento. Por causa das mudanças climáticas, há iminência de escassez — afirmou Viana.

O presidente da CRE, Fernando Collor (PTC-AL), manifestou preocupações quanto ao conceito de "compartilhamento de águas", no que se refere à sustentabilidade e gestão. Ele defende que esta temática seja bem definida previamente, para que o Fórum ao seu final produza resultados concretos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)