Reportagem da Rádio Senado mostra resistência à criação da Eletrobras nos anos 1950

Ricardo Westin | 07/12/2017, 20h03

No momento em que se discute privatização da estatal de energia, programa revela documentos históricos e pressão de empresas privadas.

No Carnaval de 1954, os foliões brincaram no Rio de Janeiro ao som de uma marchinha que debochava de uma mazela que infernizava a capital do Brasil: os apagões quase diários. A canção Vaga-Lume denunciava: “Rio de Janeiro / Cidade que nos seduz / De dia falta água / De noite falta luz”.  A Reportagem Especial que a Rádio Senado leva ao ar nesta sexta-feira (8/12), às 18h, mostra que foi para acabar com o problema da falta de energia elétrica que o presidente Getúlio Vargas propôs a criação de uma empresa estatal de eletricidade. O projeto da Eletrobras foi apresentado ao Congresso Nacional naquele mesmo ano de 1954.

Documentos históricos guardados no Arquivo do Senado apontam que a proposta de Vargas se arrastou por anos pelas comissões do Senado e da Câmara por causa das pressões feitas pelas duas empresas privadas que, na época, dominavam o mercado brasileiro de energia elétrica e eram contra a entrada do poder público no negócio.

O programa de 30 minutos mostra os pronunciamentos dos senadores a respeito do projeto de lei da Eletrobras. Um deles chegou a propor que empresa não se chamasse Eletrobras, mas Celfe — sigla de Centrais Elétricas Federais. A sugestão passou no Senado, mas acabou sendo derrubada na Câmara.

O projeto da estatal elétrica só seria aprovado em 1961, sete anos depois de Vargas apresentar seu projeto, e a inauguração ocorreria em 1962. A Eletrobras conseguiu atender à demanda que as duas empresas privadas não conseguiam suprir e permitiu que o país vivesse o “milagre econômico” da década de 1970.

COMO OUVIR - Eletrobras, a empresa que tirou o Brasil da escuridão

Dia e horário: sexta-feira (8/12) às 18h, com reprise no sábado (09/12), às 10h, e no domingo (10/12), às 17h.
Para sintonizar: a Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: os programas da Rádio Senado são distribuídos para quase 3 mil emissoras no país por meio da RádioAgência e podem ser acessados (aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)