Senado aprova indicação de nova diretora da Anvisa

Da Redação | 05/12/2017, 18h23

O Plenário aprovou nesta terça-feira (5) a indicação da farmacêutica Alessandra Bastos Soares para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alessandra substituirá José Carlos Magalhães da Silva Moutinho, que encerrou seu mandato. A indicação contou com 31 votos favoráveis, 11 contrários e três abstenções.

A nova diretora é graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Sempre trabalhou na iniciativa privada, tendo passado por empresas como Gross, Promédica Produtos Hospitalares, Leister Comércio e Importação de Produtos Hospitalares e Nutoth Pharma Indústria e Comércio. O fato de não ter experiência na área pública foi tratado na sabatina por que passou na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em novembro.

Aos senadores, Alessandra confirmou que sua indicação tem o intuito de “ventilar o olhar da Agência, uma leitura mais ágil nos procedimentos, principalmente daqueles que requerem mais celeridade neste momento”. Mas assegurou que este viés não significa sob nenhuma hipótese comprometer “a segurança e eficácia dos medicamentos e produtos”.

Ela fez questão de ressaltar ainda que parte de seus 20 anos atuando na área se deram dentro de hospitais públicos e privados, trabalhando para planos de saúde e empresas que comercializam medicamentos e produtos. Experiências que lhe permitiram um conhecimento direto voltado para a saúde e o bem-estar das pessoas.

- Todos os brasileiros usam os serviços da Anvisa diariamente, desde a hora que acordam, pois os produtos que você usa para escovar os dentes foram inspecionados por ela – afirmou na sabatina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)