CDR debaterá a transposição do rio Tocantins para o São Francisco

Da Redação | 04/12/2017, 09h01

A transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco será discutida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (6). A audiência foi solicitada pelo senador Elmano Férrer (PMDB-PI). Sobre a transposição, considerada há mais de três décadas, o senador afirma que “pouco se avançou quanto a estudos concretos sobre as reais perspectivas técnicas, econômicas e ambientais para sua implantação”.

Elmano defende que “a abundância hídrica da bacia do rio Tocantins pode ser a salvação para a agonizante situação do rio São Francisco”. Para ele, a transposição garantiria o suprimento de água para as populações ribeirinhas e também para as comunidades em regiões áridas ao longo do canal de transposição. Segundo o senador, o projeto poderia transformar a realidade de quase 400 municípios.

Para participar do debate, foram convidados Antônio de Pádua de Deus Andrade, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional; Sérgio Koide, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB); e Hypérides Macêdo, engenheiro civil e consultor na área de recursos hídricos.

Também devem comparecer à audiência representantes do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Avaliação

Na reunião da CDR também deverá ser apresentado o relatório sobre a política pública de “segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste”. A avaliação faz parte do plano de trabalho da comissão para 2017, que prevê a análise das políticas do Poder Executivo relacionadas aos recursos hídricos do país.

A audiência está marcada para ser iniciada às 9h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)