Sérgio de Castro parabeniza Colégio Pedro II pelos 180 anos de fundação

Da Redação | 30/11/2017, 12h32

O senador Sergio de Castro (PDT-ES) saudou nesta quinta-feira (30), da tribuna do Plenário, os 180 anos de fundação do Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Fundado em decorrência da reorganização do antigo Seminário de São Joaquim, conforme projeto apresentado à regência do Marquês de Olinda, pelo então ministro dos Negócios e da Justiça, Bernardo Pereira de Vasconcellos, foi inaugurado em 1937, na data de aniversário do imperador menino, 2 de dezembro, denominado Imperial Colégio de Pedro II.

Ao cumprimentar docentes, alunos e funcionários da instituição, Sérgio de Castro, que estudou no Pedro II, citou alguns estudantes ilustres como o ator, radialista e poeta, Mário Lago; e o sanitarista Oswaldo Cruz. Registrou a passagem pela escola de professores igualmente famosos como o poeta Manuel Bandeira e o músico e compositor Heitor Villa-Lobos.

- Estudei no internato, que recebia alunos de todos os estados do país. Pude comprovar os ideais de sua fundação: formar a elite do país, mas dando oportunidade aos jovens de origem humilde, desde que esforçados e com excelente desempenho escolar em seus estados de origem - destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)