MP que beneficia petrolíferas é perversa e prejudica os cofres públicos, diz Vanessa

Da Redação | 30/11/2017, 11h48

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou em Plenário nesta quinta-feira (30) a aprovação do texto da base da Medida Provisória (MP) 795/2017, que cria um regime especial de importação de bens a serem usados na exploração e petróleo e gás natural. A proposta passou pelos deputados com 208 votos a favor e 184 contrários e ainda falta votação dos destaques.

Segundo ela, é uma iniciativa perversa, que vai beneficiar empresas estrangeiras com isenções fiscais, acarretando um prejuízo de R$ 16 bilhões aos cofres públicos em 2018.

— Além disso, destrói a política de conteúdo nacional, porque favorece a importação, e também nossa perspectiva de desenvolvimento tecnológico. Até 2044, cerca de R$ 1 trilhão deixará de ser arrecadado em beneficio de petroleiras estrangeiras — afirmou.

A senadora lamentou ainda o fato de a medida provisória ser votada num momento de desemprego, de perda de direitos dos trabalhadores e de uma Reforma da Previdência considerada, por ela, draconiana. Por isso, a parlamentar disse que o Senado não pode concordar com tal proposta.

— Vamos lutar muito. Eles ganharam por uma margem apertada. Semana que vem nossas atenções estarão voltadas ao Plenário da Câmara, onde serão votados os destaques. Alguns são importantes e acabam com a MP — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)