Acir Gurgacz defende balanço anual do presidente da República sobre educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/11/2017, 16h35

Defensor da implantação da escola em tempo integral, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que a ideia tem recebido apoio de pessoas de todo o Brasil.

Para ele, investir em educação é a alternativa de transformação do Brasil em um país desenvolvido e com justiça social.

Acir Gurgacz aproveitou seu pronunciamento para pedir apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC 80/2007), apresentada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que obriga o presidente da República a fazer anualmente ao país, na primeira quinzena de janeiro, um balanço dos resultados educacionais alcançados no ano anterior e as metas a serem atingidas no ano que começa.

Na sua opinião, o pronunciamento em si não vai mudar a situação do setor educacional, mas vai fazer com que o presidente da República lidere um movimento nacional em torno da questão.

— Nesse pronunciamento o presidente terá que dizer por que as 20 metas do PNE não estão sendo atingidas e se comprometer com o cumprimento dessas metas, com a destinação de 10% do PIB para educação até 2024. Essa é uma questão crucial, pois, se quisermos colocar a educação como prioridade, se a sociedade definiu que 10% do PIB devem ir para a educação, então o nosso grande desafio é discutirmos as fontes de financiamento para chegarmos nesse percentual — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)