Acir Gurgacz defende escola pública em tempo integral

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/11/2017, 16h56

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu nesta terça-feira (28) a educação em tempo integral. Ele argumento que esse investimento em educação pode evitar o tráfico e consumo de drogas dentro e próximo às escolas.

Com instalações adequadas, os jovens poderão participar de diversas atividades que os afastem do perigo das drogas, disse o senador.

Acir Gurgacz disse também que a escola em tempo integral pode evitar casos como o da criança de oito anos que desmaiou por fome numa escola pública do Distrito Federal.

— Se essa escola do Cruzeiro [DF] fosse em tempo integral, essa criança estaria desde cedo na escola. Teria lanche, teria almoço, merenda completa para boa nutrição e também para o bom aprendizado. Além, é claro, de toda a grade curricular e atividades extra-sala, de lazer, de cultura, de esportes.

Acir Gurgacz lembrou que a ideia da escola em tempo integral foi testada nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) implantandos por Leonel Brizola (1022-2004) no Rio de Janeiro na década de 80, mas abandonada posteriormente. O senador salientou que o projeto pode ser aperfeiçoado e implantado em todo o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)