Fátima Bezerra defende legado do educador Paulo Freire

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/11/2017, 18h15

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) manifestou repúdio nesta terça-feira (21) à sugestão legislativa de retirar de Paulo Freire (1921-1997) o título de Patrono da Educação Brasileira. Para a senadora, que é relatora da matéria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a sugestão legislativa sobre o tema representa o “legado de ignorância”, a “insensatez histórica” e a “interpretação apequenada” da obra de Paulo Freire. Ela citou iniciativas e manifestos de militantes da educação contra a retirada da homenagem ao educador.

Fátima Bezerra também mencionou a proposição de sua autoria, aprovada na Comissão de Educação do Parlamento do Mercosul, defendendo a homenagem a Paulo Freire. Segundo a declaração lida pela senadora, o método criado por Paulo Freire constitui um meio mais eficiente para a alfabetização e serve de inspiração para educadores de muitos países.

— Paulo Freire, que é autor de várias obras no campo da educação, dentre elas a Pedagogia do Oprimido, a sua obra mais famosa. É (...) a terceira obra mais lida em todas as áreas das ciências humanas e sociais do mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)