Capiberibe destaca Dia da Consciência Negra e diz que o Brasil é ancorado na desigualdade

Da Rádio Senado e Da Redação | 21/11/2017, 17h58

O senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e selecionou três manchetes que, segundo ele, caracterizam o Brasil como “o país do apartheid”.

Uma das manchetes aponta que os negros representam 71% das vítimas de homicídios no Brasil. A segunda, que os negros ganham em média pouco mais da metade do que os brancos. E a terceira manchete lida pelo senador nesta terça-feira (21) em Plenário aponta que os negros são mais afetados por desigualdade e violência no Brasil, segundo agência da ONU.

O senador salientou que, de acordo com dados do IBGE, pretos e pardos representam quase 54% da população brasileira, mas sofrem com preconceito, pelo fato de a sociedade ter sido construída com base no pensamento de uma elite de homens brancos. Para Capiberibe, o Brasil vive um regime de apartheid.

— Apesar de [ser] maioria, essa população enfrenta desigualdades, a começar pelo quesito renda. Entre os 10% da população mais pobre do país, 76% são negros, entre o 1% mais rico, [são] apenas 17,4%. Portanto, os dados demonstram claramente que esta é uma sociedade que se desenvolveu ancorada na discriminação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)