Riscos hidrológicos e impactos para o setor elétrico serão debatidos na terça

Da Redação | 17/11/2017, 13h28

A Comissão de Infraestrutura (CI) promove audiência pública, na terça-feira (21), a partir das 9h30, para debater os riscos hidrológicos para os próximos anos e os impactos no setor elétrico. Um dos pontos a serem considerados na discussão é o alto custo arcado pelas hidrelétricas por causa do sistema de compensações pelo uso de termelétricas na geração de energia, já que está havendo menos chuvas no país.

O sistema elétrico todo é interligado, e custos e ganhos são compartilhados por meio do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE). Nos últimos anos, tem havido mais uso das usinas termelétricas, movidas a combustíveis fósseis e, consequentemente, gerado impactos às geradoras hidrelétricas, que precisam arcar com custos nesse processo, estimados em pelo menos R$ 20 bilhões anuais, segundo o autor do requerimento da audiência pública, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que preside a comissão. A questão foi judicializada, o que causou repercussões até mesmo nas operações do mercado de energia.

Foram convidados para debater o assunto Luiz Eduardo Barata Ferreira, diretor-geral da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Rui Altieri, presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); e Christiano Vieira da Silva, superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A reunião será na sala 13 da Ala senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)