Evento no Senado marcará início de campanha nacional de combate à violência contra a mulher

Da Redação | 17/11/2017, 17h56

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado e o Fórum de Mulheres do Mercosul (DF) promoverão debate nesta segunda-feira (20) com o tema “Homens parceiros, sentimentos verdadeiros: pelo fim da violência contra a mulher”. A iniciativa faz parte da campanha nacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. O evento ocorrerá às 18h30 na sala 9 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

O objetivo da Campanha é sensibilizar e dar visibilidade às diferentes formas de violência contra as mulheres. No DF, o tema abordado será “Meninas, Mulheres e Respeito”. Até o dia 6 de dezembro serão realizadas atividades de capacitação de profissionais de saúde, mobilização em hospitais e debate com a comunidade.

Para participar do debate no Senado foram convidados Olgamir Amancia, professora decana de extensão da Universidade de Brasília (UnB); Santa Alves, presidente da Unegro; Thiago Pierobom, promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal; e Wellington Alves Epaminondas, coordenador do serviço de urologia do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Campanha

A campanha dos dezesseis dias de ativismo é uma mobilização mundial que ocorre desde 1991 e é promovida pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres). Desde sua primeira edição, mais 160 países aderiram a iniciativa. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Estatísticas no DF

Na apresentação da campanha, nesta sexta-feira (17), foram divulgados dados da Secretaria de Segurança Pública do DF sobre o aumento dos casos de violência contra mulheres. Em 2016 foram 360 registros e neste ano até outubro já são 560. A maior parte dos casos ocorre entre meninas de 10 a 14 anos, e de maioria negra.

Para qualquer denúncia de violência contra a mulher, o Governo do Distrito Federal disponibiliza o telefone 156, opção 6. Há, ainda, os números nacionais 100 e 180.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)