Relatório do grupo de trabalho sobre microeconomia será apresentado dia 29

Da Redação | 09/11/2017, 14h30

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) informou que pretende apresentar no próximo dia 29 o relatório final do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas. O colegiado, coordenado por ele, foi formado no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para identificar problemas que impedem o país de crescer e apontar soluções para a geração de emprego e renda.

Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (9), o parlamentar lamentou a má situação do Brasil apresentada num estudo elaborado pelo Banco Mundial. A instituição identificou que as empresas nacionais despendem 1.900 horas anuais para ficar em conformidade com suas obrigações tributárias, o chamado compliance tributário.

— Temos um ambiente de negócios marcado por burocracia e regulações complexas e disfuncionais, o que afeta a produtividade e compromete a capacidade do país de estimular os investimentos e os empreendedores — afirmou.

Armando Monteiro disse que o relatório do Banco Mundial deve estimular o Brasil a encontrar caminhos para tornar o processo de pagamento de tributo mais fácil, para que as empresas não gastem tanto esforço e tempo que poderiam ser dedicados à atividade-fim.

— Essa agenda microeconômica deve merecer do governo atenção maior, pois é fundamental para melhorar o ambiente de negócios e o ganho de produtividade, sem os quais não vamos crescer de modo efetivo — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)