Marta Suplicy defende discussão da Política Nacional de Formação de Professores

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/11/2017, 22h41

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) lamentou em Plenário nesta quarta-feira (8) que aproximadamente 20% dos professores do Brasil não tenham ensino superior. Marta discursou sobre a Política Nacional de Formação de Professores, apresentada pelo Ministério da Educação.

A senadora citou por exemplo, a possibilidade de, a partir de 2018, os professores interessados em fazer uma segunda formação em cursos de licenciatura poderem ingressar no Prouni sem a necessidade de comprovarem renda.

Segundo o MEC, há hoje aproximadamente 20 mil vagas de licenciatura do Prouni ociosas, porque havia o limite de renda. Marta Suplicy lembrou que as iniciativas sugeridas vão precisar de recursos e que a sociedade e os professores precisam ser ouvidos durante a execução dos programas.

— Se existem divergências quanto aos meios, se há insuficiência no Orçamento para o alcance das metas, é nossa obrigação ouvir a sociedade, discutir com os professores, ouvir os especialistas e estabelecer uma interlocução com o Ministério da Educação. Isso para que uma política pública como esta, que é tão importante, seja cumprida da forma mais afinada com o interesse nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)