Capiberibe defende acompanhamento de gastos públicos por aplicativo

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/11/2017, 19h01

O senador João Capiberibe (PSB-AP) comunicou em Plenário que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (8) projeto de lei de sua autoria que permite ao cidadão acompanhar os gastos públicos por meio de aplicativos como o WhatsApp.

O PLS 325/2017 determina que órgãos públicos criem nos portais institucionais uma ferramenta de gestão compartilhada, que permitirá o controle social de acompanhamento orçamentário, financeiro e físico da execução de obras, da prestação de serviços públicos e de aquisição de materiais e equipamentos.

— Esse projeto busca aproximar o cidadão do Estado brasileiro — disse Capiberibe, para quem a medida vai mudar a mentalidade comum no ‘estado brasileiro’, em que não há a prestação de contas do uso do dinheiro arrecadado com a cobrança de impostos.

O senador afirmou que espera com o projeto tornar obrigatória uma experiência feita em Macapá. Lá, nos últimos dois anos, um grupo de moradores do Conjunto da Embrapa acompanhou pelas redes sociais o uso de R$ 947 mil de uma emenda parlamentar do senador. Segundo Capiberibe, o envolvimento da comunidade, prefeitura e empresa resultou em economia.

— Sobraram 99 mil reais, o que é um caso inédito em obras públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)