Senado cede terreno para Universidade da ONU no Brasil

Da Redação | 07/11/2017, 10h41

O Senado vai ceder um terreno para a construção da futura sede administrativa e reitoria da Universidade de Segurança da Organização das Nações Unidas no Brasil. O acordo para a cessão foi assinado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, e pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, e publicado na semana passada. O anúncio foi feito pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, durante a abertura da Convenção Sobre Políticas Públicas e a Percepção da Corrupção na América Latina, nesta segunda-feira (6), em Buenos Aires, Argentina.

O lote, cedido há quase 15 anos pela União para que o Senado construa sua Escola de Governo, deverá, conforme o novo entendimento, manter sua destinação original de abrigar edificações voltadas para atividades de ensino e de cultura. A decisão, disse Ilana, é uma medida prática do Senado no campo da educação e demonstra como a Casa apoia a ideia da universidade, que será voltada para estudos de segurança pública, controle da criminalidade e desenvolvimento humano. A universidade, acrescentou ela, deve contribuir para que o Brasil assuma o protagonismo na busca de soluções de combate à violência perante o mundo.

— Sob a liderança do presidente Eunício Oliveira, o Senado integrou-se à equipe que está construindo esse projeto desde o primeiro momento. Mais que um projeto, a iniciativa faz parte de uma estratégia de estudo para o enfrentamento das questões fundamentais desse século: direitos humanos, criminalidade e justiça social. Além de tudo isso, é a realização desse importante sonho para nosso país e para todas as nações que compõe a Organização das Nações Unidas — afirmou Ilana Trombka.

Também participou do evento em Buenos Aires o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

Curso

A ação se soma à iniciativa do Senado de realizar um curso de especialização em Justiça Social, Criminalidade e Direitos Humanos, previsto para abril de 2018, e que será promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e por outras escolas de governo do Legislativo. De acordo com o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, o órgão está pronto para desenvolver as atividades do curso e, com isso, disparar a instalação da futura Universidade da ONU no Brasil.

O curso de pós-graduação lato sensu será promovido pelo ILB do Senado em parceria com as escolas de governo da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, e também pelo Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), órgão da ONU.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)