Rádio Senado lembra os 80 anos do Estado Novo

Da Rádio Senado e Da Redação | 07/11/2017, 13h00

No dia 10 de novembro de 1937 Getúlio Vargas outorgou a Constituição que marcou o Estado Novo. Seriam 8 anos de governo autoritário no país. Esta semana a Rádio Senado exibe uma série de reportagens em cinco capítulos sobre o período. A transmissão ocorre todos os dias, até 10 de novembro (sexta), às 8h30 (hora de Brasília), dentro do programa Conexão Senado.

Os anos 20 e 30 do século 20 foram marcados por radicalismos políticos. O comunismo na União Soviética, o nazismo na Alemanha e o Fascismo na Itália eram movimento que antagonizavam com os ideais da Democracia Liberal. A crise econômica no final dos anos 20, com o crash da Bolsa de Nova Iorque, deu ainda mais forças às soluções políticas autoritárias ou totalitárias, esvaziando o apoio à Democracia.

E o Brasil não ficou imune a esse cenário. Por aqui, os ideais fascistas foram enaltecidos pela Ação Integralista Brasileira, enquanto os adeptos do comunismo se filiaram à Aliança Nacional Libertadora. Mas, até 10 de novembro de 1937 o Brasil ainda vivia sob a expectativa de que as eleições de janeiro de 1938 pudessem amenizar o clima de radicalismos. No entanto, as brigas políticas e as disputas entre oligarquias estaduais, levaram o presidente Getúlio Vargas a decretar o Estado Novo.

O Estado Novo começou a ser pensado meses antes de novembro. Ainda em meados de 1937, Getúlio Vargas já havia encomendado o texto da nova Constituição ao jurista mineiro Francisco Campos, ministro da Justiça de 1937 a 1942. Campos, ou Chico Ciência, foi o principal ideólogo do Estado Novo. Na ponta política, Vargas contou com a habilidade e o apoio do governador de Minas Gerais, Benedito Valladares, que, por mais que tenha se esforçado na busca de um candidato de consenso e que apaziguasse as desavenças políticas, foi um importante aliado do presidente na tomada da decisão. Com apoio político e sem contestação popular, Getúlio buscou ainda o apoio dos militares para ação. Foram oito anos de governo autoritário, sem liberdade de imprensa, com o Congresso fechado e sem partidos políticos.

COMO OUVIR

Dia e horário: Série de cinco capítulos: 6 a 10 de novembro (segunda a sexta), às 8h30 (hora de Brasília), dentro do programa Conexão Senado.
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: Os programas da Rádio Senado são distribuídos para quase 3 mil emissoras no país por meio da RadioAgência e podem ser acessados (aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)