Lídice da Mata: sociedade deve reagir a medidas que ameacem patrimônio nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/11/2017, 17h12

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu que os brasileiros reajam às medidas do governo que comprometem o patrimônio nacional e colocam em xeque um conjunto de leis e programas de proteção social.

A senadora afirmou que  a marca do atual governo torna-se clara na agenda do presidente Michel Temer: foram 42 encontros com representantes de empresas; cinco reuniões com a bancada ruralista; e ste com a bancada evangélica. Com as centrais sindicais, foram apenas seis encontros, disse a senadora, mas não houve qualquer reunião com movimentos quilombolas ou indígenas.

Quanto ao conteúdo, continuou a senadora, de 36 propostas da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, 29 avançaram. De 17 do setor ruralista, 13 foram atendidas. E as mudanças nas leis do trabalho, que interessam aos dois setores, foram aprovadas, disse ela.

Lídice da Mata citou ainda a mudança na regra de exploração do petróleo da camada pré-sal, afastando a obrigatoriedade de participação da Petrobras na extração do produto; e os cortes orçamentários relativos aos programas sociais.

- Com uma mão, bate-se e chicoteia-se o povo trabalhador, com uma reforma trabalhista que lhe retira direitos; com a outra mão, as benesses são dadas ao grande capital, tão generosas, inclusive com o refinanciamento previdenciário, como também outros tipos de refinanciamento das dívidas de grandes empresas - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)