Novembro Azul: Senado adere a campanha contra o câncer de próstata

Da Redação | 01/11/2017, 18h57

A cúpula do Senado será iluminada com a cor azul entre os dias 1º e 19 deste mês, em apoio à campanha Novembro Azul, um movimento internacional criado para promover a conscientização a respeito do câncer da próstata. A iniciativa visa sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce da doença, o que possibilita que o tratamento tenha êxito em cerca de 90% dos casos.

A iluminação especial foi autorizada pelo primeiro-secretário, senador José Pimentel (PT-CE), atendendo a requerimento do deputado federal Jorge Silva (PHS-ES), que também é médico urologista.

Com a campanha, espera-se que os homens deem mais atenção à sua saúde e procurem tomar medidas preventivas. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens com mais de 45 anos façam o exame da próstata todo ano.

Vídeos

Assim como aconteceu no Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama, o Senado vai produzir uma série de vídeos sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de próstata. Serão produzidos vídeos curtos, abordando temas sobre a saúde masculina.

Segundo Daniele Calvano, coordenadora-geral de Saúde, os vídeos são uma ferramenta importante na luta contra a doença.

— O câncer de próstata é o mais comum. E quando diagnosticado precocemente, apresenta uma alta taxa de cura e um tratamento com menos sequelas. O conhecimento é a primeira ferramenta para prevenção — ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câncer Novembro Azul Saúde