CDR quer explicações da Petrobras sobre riscos do RN perder refinaria

Da Redação | 01/11/2017, 11h01

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (1º) convite para que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, venha ao Senado explicar notícia que circula internamente na empresa de que a Refinaria Potiguar Clara Camarão, localizada em Guamaré (RN), perderá autonomia e voltará a ser gerenciada pela Diretoria de Exploração e Produção da estatal.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a decisão, se confirmada, significará a exclusão desta unidade dos planos regulares de refino, o que implicará, cedo ou tarde, no fechamento da unidade. A Refinaria Potiguar Clara Camarão conta com hoje com 120 empregados próprios e 280 contratados e é considera lucrativa conforme a senadora.

Para a audiência púbica, ainda a ser agendada, serão convidados também diretores da Petrobras, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, além de representantes de sindicatos dos trabalhadores da refinaria.

— Queremos primeiro saber de essa notícia é verdadeira ou não. Se isso for verdade, é mais um motivo para que esta comissão, junto com a bancada federal do Rio Grande do Norte, lute para evitar esse retrocesso que seria o fechamento da refinaria — defendeu Fátima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)