Jorge Viana pede regime fechado para condenados por crime hediondo

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/10/2017, 19h30

Ao lamentar o aumento da violência no Brasil, demonstrada no último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o senador Jorge Viana (PT-AC) cobrou medidas mais duras contra o crime. Ele anunciou a apresentação de proposta de emenda à Constituição para que os condenados por crimes hediondos cumpram pena de prisão em regime fechado: no entendimento do senador, a mudança no texto constitucional contribuirá para “valorizar a vida”.

Jorge Viana disse que o Brasil se transformou no “país da matança”, com mais de 60 mil mortos por ano, e sublinhou que os crimes violentos atingem principalmente os jovens.

Operação da PF

O senador também criticou as conduções coercitivas realizadas na segunda-feira na capital do Acre, segundo ele, sem convocação prévia, e associou a operação da Polícia Federal à generalização do ambiente de ódio no país. O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, foi conduzido pela PF para prestar depoimento.

— Primeiro se comete uma injustiça para depois ver se tem culpados ou se a ação da Justiça deve agir. É lamentável. Não quero isso nem para um lado nem para o outro. Veja o que está acontecendo com o presidente Lula, e veja a opinião pública, a maioria da opinião pública, em relação a ele. Isso não constrói uma nação — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)