Deputados europeus defendem acordo entre União Europeia e Mercosul

Da Redação e Da TV Senado | 31/10/2017, 15h39

Um acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) pode sair até o final do ano. Antes, é preciso superar barreiras no comércio de carne, etanol e outros produtos agrícolas. Parlamentares europeus e brasileiros discutiram o tema na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta terça-feira (31).

Em visita à comissão, 14 parlamentares europeus conversaram com senadores e deputados brasileiros sobre o acordo comercial entre os dois blocos. As negociações para a criação de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul começaram em 1999. E estão numa fase decisiva. Na semana que vem ocorre mais uma rodada de negociações. Os parlamentares brasileiros e europeus foram unânimes em defender a importância estratégica do acordo.

Sou um entusiasta do acordo com o Mercosul. Faço votos que os obstáculos que ainda possam surgir sejam removidos naturalmente para o bem dos dois blocos — disse o presidente da delegação europeia para relações com o Brasil, deputado Fernando Ruas.

O presidente da delegação para as relações com o Mercosul, deputado Francisco Assis, afirmou que ainda é preciso vencer a resistência de alguns países europeus, principalmente com relação a produtos agrícolas, mas disse que acredita em um consenso.

— De fato, há estados membros muito empenhados na concretização desse acordo e há outros com mais reserva, justamente por terem setores agrícolas criando algumas dificuldades. Mas estou convencido que no final todos os obstáculos serão removidos e que nós acabaremos por concretizar um acordo que é do melhor interesse para UE e para o Mercosul — afirmou.

O senador Jorge Viana (PT-AC) explicou que o acordo é muito importante do ponto de vista econômico e estratégico.

— A conversa com os parlamentares certamente ajuda no fechamento desse acordo que todos nós temos a expectativa que possa ser definido nos próximos meses — explicou.

Os parlamentares europeus defenderam que o acordo não seja apenas comercial, mas inclua outras áreas, como cultura e meio ambiente. Alguns parlamentares se mostraram preocupados com a proteção aos direitos humanos, cláusula que será incluída pela primeira vez em um acordo assinado pelo Mercosul.

Com informações da TV Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)