Para Ana Amélia, Lula deve se candidatar para ter 'julgamento político'

Da Redação | 26/10/2017, 14h23

Apesar das críticas que faz às gestões petistas no governo federal, a senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (26), que seu desejo é de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa voltar a se candidatar ao cargo nas eleições de 2018. Somente assim, justificou a senadora, Lula e seu partido finalmente vão poder enfrentar a “hora da verdade” de um "julgamento político" pelos erros cometidos.

- Será a hora de vermos de que lado está e como a sociedade brasileira enxergou e vive a situação a que foi levada, com aumento da inflação, juros altíssimos, nas nuvens, concessões e incentivos fiscais, como se o Brasil estivesse mergulhado numa situação muito confortável - ressaltou.

Para a senadora, políticas erradas, o aparelhamento de empresas estatais e ações “irresponsáveis” nos fundos de pensão marcaram os governos do PT e levaram o país a uma situação difícil. Ela falou da tribuna depois que o senador petista Lindbergh Farias (RJ) ter dito em seu discurso que Lula voltaria a ser eleito para “derrotar” o golpe que foi liderado pelo presidente Michel Temer, visando à destruição de direitos sociais e trabalhistas, à entrega da Petrobrás e do pré-sal ao capital estrangeiro e à imposição de um teto de gastos que inviabiliza os serviços públicos.

Ana Amélia reagiu atribuindo ao PT e às gestões do partido falhas graves, entre elas, a promoção de medidas que teriam “destruído” a Petrobras criada por Getúlio Vargas. Citou ainda a concessão de incentivos “a torto e a direito” em favor de grandes grupos empresariais, como a JBS, assim como a situação de crise dos fundos de pensão das estatais, devido a “aplicações irresponsáveis”.  Observou que, agora, os trabalhadores dessas empresas vão ter que trabalhar muito mais para cobrir prejuízos.

- Que moral têm para subir à tribuna para falar sobre privatização? Para falar sobre perdas? O que querem mais? Ocupar o Estado como se continuasse sendo seu? Não é mais. O Estado brasileiro pertence aos brasileiros e aos brasileiros é que têm de dar satisfação. Os brasileiros cansaram de pagar a conta de um estado ineficiente, de estatais que não funcionam em benefício dos brasileiros, mas do interesse de partidos políticos que assaltaram essas empresas e que hoje têm que responder pelos delitos cometidos - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)