Dia Nacional do Ciclista deverá ser comemorado em 19 de agosto

Da Redação | 26/10/2017, 13h27

Dia 19 de agosto pode se tornar o Dia Nacional do Ciclista. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Plenário nesta quinta-feira (26). A matéria vai à sanção presidencial. O texto, de iniciativa do deputado Lúcio Vale (PR-PA), tem a intenção de promover a paz no trânsito, o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável.

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, Lucio Vale relembrou a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres. O deputado também ressaltou que a ONG Rodas da Paz, criada pelos pais de Davison, propôs a data, além de movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito.

O relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PPS-DF), explicou por que é importante ter uma data para os ciclistas.

- O dia do ciclista vai permitir uma reflexão não só sobre a segurança do ciclista, mas também sobre a importância da bicicleta como meio de transporte do futuro, ao poupar energia, e como meio de promoção da saúde - afirmou.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou a proposta.

- Temos que pensar uma cidade diferente e não ficar preso no paradigma do carro - disse.

Segundo o último levantamento do Detran-DF, em 2016, o número de acidentes fatais com ciclistas diminuiu cerca de 40% em relação a 2015. Em 2016 foram 19 vítimas, contra 33 no ano anterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: