Vanessa Grazziotin lembra aniversário de 348 anos de Manaus

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/10/2017, 16h14

Em discurso no Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) homenageou Manaus, que completa 348 de fundação, nesta terça-feira (24). Ela descreveu as belezas da cidade, como o Teatro Amazonas, e ressaltou a importância econômica e ambiental da Zona Franca, que torna o estado do Amazonas um dos mais preservados do Brasil. Esse é um dos motivos que leva o Manaus a deter o sexto maior PIB do Brasil, disse a senadora.

Vanessa, no entanto, destacou problemas enfrentados pelos manauaras, como a violência, a falta de transporte público de qualidade e de sistemas de saneamento básico. De acordo com a parlamentar, no ranking do Instituto Trata Brasil, das 100 maiores cidades brasileiras, Manaus está na 97ª posição em condições de saneamento. Ou seja, só tem um sistema melhor do que Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Ananindeua, cidade da região metropolitana de Belém (PA).

Vanessa Grazziotin também citou dados da Universidade Estadual do Amazonas, nos quais o número de homicídios em Manaus cresceu 157% de 2001 a 2015. O município, segundo ela, também tem sido um dos afetados pela crise econômica, uma vez que a produção do polo industrial é dirigida para o consumo no Sul e Sudeste do Brasil, principalmente.

— E eu falo isso porque sou uma filha adotada da cidade de Manaus. A cidade, assim como sua gente, me acolheu como uma verdadeira filha, assim como tantas outras pessoas que, de todos os cantos do país, vão a Manaus e se transformam em verdadeiros manauaras, como eu me transformei — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)