Senado sedia conferência e exposição fotográfica sobre cultura turca

Da Redação | 20/10/2017, 12h06

A partir desta segunda-feira (23), o Senado sediará eventos que mostram a herança cultural dos povos turcos. Estão programadas palestras, exposição fotográfica e apresentação musical. A ação, apoiada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), presidente do grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão, visa promover e disseminar os valores e tradições dos povos túrquicos como parte integrante da cultura mundial.

O evento, que começa com a conferência “Cultura, história e tradições turcas e latino-americanas – uma abordagem científica continental e regional", é promovido pelas Embaixadas do Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia, juntamente com o Senado. Apoiam a iniciativa a Fundação Internacional de Cultura e Patrimônio Turco (ITCHF) e a Organização Internacional de Cultura Turca (Turksoy). A palestra será no dia 23, das 9h30 às 14h, no Auditório do Interlegis.

Cristovam Buarque fará abertura dos painéis previstos na programação da Conferência. Entre os palestrantes convidados, estão a presidente da Fundação Internacional da Cultura e Patrimônio Turco, Gunay Afendiyeva, o secretário-geral adjunto da Turksoy, Fırat Purtaş, o  vice-diretor do Instituto de Estudos Orientais, professor Shahin Mustafayev, e a representante da cultura da moda brasileira, Thereza Collor.

Também haverá apresentação musical com o Grupo Turksoy, composto por artistas do Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia.

Exposição

No mesmo dia, às 14h, será inaugurada a exposição fotográfica Um Pedaço da Herança Túrquica no Brasil, na galeria do Anexo I do Senado Federal. A mostra, que vai até 3 de novembro, é organizada pelas embaixadas do Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia, junto com a Turksoy e a ITCHF. As fotografias destacam a cultura, as tradições, a história e a arquitetura, além das paisagens naturais e a vida dos cidadãos dos três países.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)