Acir Gurgacz cobra ligação dos linhões da Eletrobras em Rondônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2017, 16h58

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse em Plenário nesta quinta-feira (19) que aguarda com ansiedade a licitação para as obras de transmissão de energia no interior de Rondônia. As obras farão a integração de regiões isoladas ao Sistema Interligado Nacional da Eletrobras.

Segundo Acir Gurgacz, o Ministério de Minas e Energia anunciou diversas vezes que o edital seria aberto, inclusive em audiência pública na Comissão de Serviços Infraestrutura (CI) do Senado, mas nada ainda foi feito.

O senador explicou que o projeto já apresentado à sociedade rondoniense pela diretoria da Eletrobras prevê a construção de quatro linhões: o primeiro vai interligar os municípios de Presidente Médici e Costa Marques; o segundo, Ariquemes a Buritis; o terceiro, Jaru a Machadinho do Oeste; e o quarto, Porto Velho ao Distrito de Extrema.

O investimento, disse o parlamentar, será de aproximadamente R$ 500 milhões.

— O povo de Rondônia não aceita que nós estejamos mandando energia em grande quantidade pra fora do Estado e ainda tenhamos que conviver com falta de energia elétrica, apagões, e irregularidades no fornecimento de energia. Essa é uma cobrança que fazemos há muito tempo para a Eletrobras e ao governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)