Para Humberto Costa portaria que enfraquece combate ao trabalho escravo humilha o país

Da Rádio Senado e Da Redação | 18/10/2017, 16h18

As ações do presidente da República, Michel Temer, surpreendem até os aliados próximos a ele, disse em Plenário nesta quarta-feira (18) o senador Humberto Costa (PT-PE). Na sua avaliação, é ilimitada a capacidade de Temer para a prática de crimes e atos extremos, tais como a Portaria 1.129/2017 do Ministério do Trabalho, que mudou as regras para a fiscalização do trabalho escravo.

Para Humberto, a medida humilhou o Brasil internacionalmente. O senador crê que ela leva o país a deixar de ser referência na luta contra a escravidão junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), em um exemplo negativo diante do mundo.

Ao apelar para que os auditores fiscais do trabalho não cumpram essa determinação do governo, o senador declarou que o ato governamental atenta contra a dignidade humana. E que não faz justiça a quem se expõe à morte para libertar os trabalhadores em regime de escravidão no país.

— Não há limites para esse cidadão que ocupa o Palácio do Planalto buscar a sua salvação. Tudo está sendo entregue para preservar a sua cabeça — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)