Ângela Portela comemora 29 anos de Roraima

Da Redação | 11/10/2017, 14h01

Em pronunciamento nesta quarta-feira (11) em Plenário, a senadora Ângela Portela (PDT-RR) saudou o aniversário de 29 anos do Roraima, completado no último dia 5. Segundo estado mais novo do Brasil e antigo território, Roraima passou a ser reconhecido como Unidade da Federação em 1988, com a nova Constituição Federal.

Entre outras características, a senadora destacou a diversidade cultural que se formou na região graças à presença de diferentes etnias indígenas e à migração de brasileiros de todas as regiões e mesmo estrangeiros da vizinha Venezuela.

Mas ressaltou que o estado precisa superar uma série de problemas como a regularização fundiária e a dependência de energia da Venezuela. Roraima, observou a senadora, é o único do país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ela cobrou do governo federal a construção do Linhão de Tucuruí, obra que vai garantir energia mais confiável e segura do que a fornecida pela Venezuela.

— Eu tenho insistido na construção do Linhão. É sintomático que no dia em que Roraima completou 29 anos tenhamos sofrido falta de energia por uma falha de transmissão da Venezuela. Temos muitos problemas a serem resolvidos, mas o estado se apresenta hoje muito melhor do que foi antes da transformação de território em estado — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)