Jorge Viana faz apelo por políticas públicas que afastem os jovens das drogas

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/10/2017, 16h14

O Senador Jorge Viana (PT-AC) fez um apelo, em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), pelo estabelecimento de políticas públicas e ações sociais que possam trazer perspectivas para os jovens brasileiros diante do desemprego, da violência e do caos social que acabam levando ao consumo de álcool e drogas.

Jorge Viana apresentou dados sobre a situação dos jovens no Brasil e na Islândia, informando que há 20 anos os adolescentes islandeses estavam entre os que mais consumiam bebidas alcoólicas em toda a Europa. O uso de maconha e de cigarros também era muito alto. Em duas décadas, o governo daquele país implantou programas com mais investimentos nas escolas, em esportes e em atividades extra-curriculares.

O resultado, disse o senador foi uma importante mudança de hábitos na juventude. O percentual de fumantes, por exemplo, passou de 23% para 3% dos jovens entre 15 e 16 anos.

Jorge Viana também trouxe dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com alunos do nono ano das escolas brasileiras. O estudo mostrou uma realidade parecida com a da Islândia de 20 anos atrás.  Dos entrevistados, 55% admitiram o consumo de bebida alcoólica.

- Eu acho que tudo que nós fizemos até aqui está errado, porque o problema só aumentou e nós devemos, independente de concordarmos em todos os pontos ou não, ouvir uns aos outros e estabelecer políticas públicas, ações na sociedade, ações individuais que possam salvar essa geração de jovens que são vítimas da insensatez que nós vivemos nestes tempos no Brasil e no mundo - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)