Gleisi Hoffmann defende valorização das Forças Armadas

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/10/2017, 17h41

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou hoje em Plenário que o Partido dos Trabalhadores, que preside, tem um compromisso “estratégico e inarredável” com a defesa da soberania nacional. Ela chamou atenção para o efeito dos cortes orçamentários em setores estratégicos, citando em especial a emenda constitucional do limite de gastos (EC 95) e a proposta do governo que aponta para reduções drásticas no orçamento da Defesa.

Gleisi contrastou a situação com a dos governos do PT, que, afirmou, promoveram investimentos maciços nas Forças Armadas e na recuperação salarial dos militares. Ela disse ser “fundamental resgatar a relação madura e democrática” com as Forças Armadas que ocorreu nos governos Lula e Dilma.

A senadora lembrou que no último ano do governo Dilma, o orçamento da defesa nacional ficou em R$ 9 bilhões, correspondente a cinco vezes o que propõe o governo atual. Para ela, “só um Governo que não prima pela soberania nacional que faz um corte como esse num programa de defesa nacional”.

— Nossos governos sempre mantiveram um diálogo respeitoso e produtivo com os militares. O tratamento dispensado às pastas da Defesa no orçamento buscou sempre blindar recursos destinados aos principais projetos de cada uma das Forças, diferentemente do que ocorria em governos anteriores aos nossos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)