CCT envia à Direção do Senado relatório do TCU sobre tecnologias digitais

Da Redação | 10/10/2017, 17h03

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (10), o encaminhamento de um relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) para a Direção-Geral do Senado.

No relatório (AVS 24/2017), o TCU faz uma avaliação do uso de tecnologias digitais como parte da estratégia de modernização governamental. Durante a auditoria, foram identificados problemas relacionados ao planejamento e à coordenação de ações que buscam implementar o uso de tecnologias digitais. O tribunal ainda recomendou à Câmara dos Deputados e ao Senado que avaliem a elaboração e a publicação de catálogo dos seus serviços públicos oferecidos diretamente à sociedade.

O relator da matéria, senador Pedro Chaves (PSC-MS), lembrou as iniciativas do Senado no sentido de manter canais de interação com o público por meio do seu portal oficial. Ele destacou o portal e-Cidadania, por meio do qual o cidadão pode opinar sobre matérias e até oferecer sugestões que podem virar projetos de lei.

- A recomendação do TCU pode ser tomada como contribuição para o aperfeiçoamento desse portal de acesso – afirmou o relator.

Audiência pública

Pedro Chaves também apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública para debater a implementação da internet 5G no Brasil. A votação do requerimento, no entanto, ficou para a semana que vem. Outros projetos previstos na pauta também foram retirados por falta de quórum para votação e devem ser apreciados na próxima reunião da comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)