Ângela Portela ressalta importância do Outubro Rosa

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/10/2017, 17h15

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) destacou a importância de participar das atividades da campanha Outubro Rosa. Ela afirmou que tanto o Maio Amarelo, que chama a atenção para o índice de mortes no trânsito, quanto o Novembro Azul, que conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata, tiveram sucesso em decorrência do Outubro Rosa.

Ângela Portela contou que a campanha nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, quando um laço cor de rosa foi distribuído aos participantes da Corrida Pela Cura, em Nova York.

Um dos destaques da campanha deste ano, na avaliação da senadora, foi a aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do projeto que susta a portaria do Ministério da Saúde que limitava mamografias no SUS para mulheres com menos de 50 anos. Para Ângela Portela, o plenário deve votar logo a proposta para ajudar principalmente as mulheres mais pobres a prevenirem o câncer de mama.

— Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, a moléstia é responsável por 28% dos novos casos de câncer surgidos a cada ano e nos dá uma ideia da gravidade da situação. É especialmente preocupante o fato de que a decisão equivocada do ministério da saúde atinge, de modo particular, as mulheres mais pobres deste país que dependem do SUS para ter a sua assistência a saúde — afirmou a sendora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)