Lindbergh pede investimentos públicos para a retomada de crescimento econômico

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/10/2017, 15h33

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) defendeu nesta segunda-feira (9) a adoção de medidas para a retomada econômica do Rio de Janeiro e do país. Além de cobrar investimentos públicos e de criticar os incentivos fiscais concedidos indevidamente pelo governo do Rio, ele sugeriu a volta da política de conteúdo local para as indústrias naval e do petróleo.

Ele criticou parte da medida provisória que estende a política aduaneira de exportação e importação de bens destinados à exploração de jazidas de petróleo e gás natural. Ao isentar a importação de bens, disse o senador, o governo estimula a compra de produtos fora do Brasil, privilegiando a geração de empregos em outros países.

Lindbergh também mencionou dados que mostram a extinção de postos de trabalho em estaleiros do Rio de Janeiro. O Brasfels, em Angra dos Reis, chegou a ter 12 mil trabalhadores e agora tem apenas 2,8 mil.

E esse número pode piorar, alertou, quando for concluída a construção de uma plataforma em janeiro do próximo ano. Já o estaleiro Mauá, que chegou a ter seis mil funcionários, agora conta com apenas duzentos trabalhadores, acrescentou ele.

— Não tem jeito! O Rio de Janeiro não se recupera sem (...) voltar a política de conteúdo local. (...) A indústria naval é para o Rio o que é a indústria automobilística para São Paulo. São milhares de empregos, não só na fabricação de navios nos grandes estaleiros, de plataformas e sondas. São mais de mil empresas ligadas à cadeia de petróleo e gás — disse Lindbergh.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)