Jorge Viana lamenta potencial inexplorado da Amazônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/10/2017, 19h01

O senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou, em discurso nesta segunda-feira (9), que o Brasil veja a Amazônia como um problema. Para ele, a retomada da economia do país passa também pela região, ao lembrar que lá estão 20% da biodiversidade do planeta, com matérias-primas necessárias para uso em duas das três indústrias que mais crescem no planeta: cosméticos e fármacos.

Jorge Viana ressaltou que o turismo é outro setor de destaque, mas, na sua opinião, o país nada faz para explorar o potencial dessa atividade.

— Tudo isso mostra as possibilidades que esse país tem de crescimento de comércio, de crescimento da indústria, de estar inserido nesse mundo contemporâneo e tão desafiador, em que vão desaparecer muitas atividades econômicas, muitas profissões, e serão empoderadas outras — explicou.

Nobel de Economia

Ao comentar o prêmio Nobel de Economia de 2017, conferido ao norte-americano Richard Thaler por seu estudo sobre economia comportamental, Viana destacou que as relações econômicas vão além das trocas e devem levar em conta as pessoas. E lamentou que, em tempos de crise, os bancos, por exemplo, lucram muito mais por causa da ganância.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)