Armando Monteiro critica tentativa de esvaziar projeto da Hemobrás em PE

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/10/2017, 18h43

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) criticou o que considera uma tentativa do Ministério Saúde de esvaziar o projeto da Hemobrás em seu estado. Ele cobrou uma posição clara do governo para manter o plano de fabricação do fator VIII pela fábrica estatal de derivados de sangue. Na avaliação do senador, a quebra do contrato de transferência de tecnologia e a possibilidade de deslocamento da produção do fator VIII para o estado do Paraná constituirão um “golpe” contra os interesses de Pernambuco.

Armando Monteiro lembrou os investimentos que já foram feitos na fábrica da Hemobrás, que consolidará o Polo Farmacoquímico na cidade de Goiana. O senador teme a judicialização da questão e a possibilidade de desabastecimento: ele argumenta que a decisão mais sensata seria manter o atual contrato de compras do produto, que constitui praticamente a única fonte de receita da Hemobrás.

- O Ministério Público Federal de Pernambuco deve ingressar com uma ação civil pública para impedir que o Ministério da Saúde faça licitação para a compra do fator VIII recombinante, usado por pessoas com hemofilia - informou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)