Eunício anuncia vencedores do Projeto Jovem Senador 2017

Da Redação | 04/10/2017, 19h19

Durante a ordem do dia desta quarta-feira (4), o presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou o resultado final do Projeto Jovem Senador 2017. O primeiro lugar ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília. Em segundo lugar, ficou o aluno Silmark de Araújo Alencar, da cidade de Dom Pedro (MA), e em terceiro lugar na etapa nacional ficou a aluna Raissa de Souza Reis, de Manaus (AM).

O presidente fez questão de destacar a classificação do aluno Antonio Werberton Lopes da Silva, que vai representar o Ceará. Eunício classificou o Projeto Jovem Senador como “uma importante iniciativa do Senado”, principalmente pelo fato de ser voltado para os jovens. O programa vai trazer a Brasília, no próximo mês de novembro, os 27 estudantes que irão representar suas unidades da Federação no Senado.

Os estudantes são selecionados por meio de um concurso de redação e os autores das 27 melhores - uma de cada unidade da Federação - são convidados a participar, em Brasília, de uma semana de atividades no Senado. Em 2017, o projeto Jovem Senador recebeu quase 154 mil redações e contou com o apoio de mais de 10 mil professores. O projeto permite ao jovem estudante atuar como um senador, representando seu estado, acompanhando as rotinas legislativas e até apresentando matérias. Desde 2011, os participantes do projeto já apresentaram 45 sugestões legislativas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, das quais 37 transformaram-se em projetos de lei.

O Projeto Jovem Senador é voltado para a educação política dos jovens, como parte da Política de Responsabilidade Social do Senado, e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A lista completa de todos os alunos vencedores do Jovem Senador 2017 está no site do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)