CPI Mista da JBS terá relatoria para investigar vazamentos de sigilos

Anderson Vieira | 04/10/2017, 15h24

Depois de ouvir o advogado Willer Tomaz de Souza nesta quarta-feira (4), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS decidiu criar uma relatoria específica para investigar o vazamento de investigações sigilosas e propor melhorias na legislação. O trabalho ficará a cargo do deputado Wadih Damous (PT-RJ).

Após quatro horas de depoimento, o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), e o relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), disseram-se convencidos das irregularidades envolvendo a delação de Joesley Batista. Ambos também defenderam a tomada de depoimento do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

- A delação foi algo fora da curva. O depoimento foi didático, transparente e convenceu a mim e ao relator. Ele deixou claro o modus operandi dessa delação dos irmãos Batista. Tudo foi orquestrado e administrado para atingir pessoas - opinou Ataídes.

O advogado Willer Tomaz trabalhava para o grupo JBS e foi acusado por Joesley Batista, em delação premiada, de ter atuado para beneficiar o conglomerado econômico em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. Ele teria atuado em conjunto com o procurador da República Ângelo Goulart Villela. Ambos foram presos em maio, ficaram 76 dias encarcerados e agora respondem em liberdade.

Willer deixou a sala da CPMI sem falar com a imprensa, mas em outras ocasiões ele já deu entrevistas declarando-se inocente e vítima de uma armação de Joesley para obter benefícios em sua delação.

O relator Carlos Marun lembrou que Willer era apoiador de Raquel Dodge na época em que ela concorria a uma vaga à chefia do Ministério Público. E Dodge era adversária do grupo de Janot dentro do MP.

- A teoria que se fortalece é que houve um tipo de complô visando a impedir a vitória de Raquel Dodge na Procuradoria-Geral e um complô que pensava em depor o presidente Michel Temer. Posso até chegar ao final das investigações e concluir que estou errado. Tenho a máxima tranquilidade em dizer isso, mas hoje, pelo que estou acompanhando, é esse meu pensamento - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)