Humberto Costa ressalta presença de Lula 'em todos os cenários' na eleição de 2018

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 16h15

O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou o resultado da pesquisa de intenção de votos para presidente da República, divulgada pelo Instituto Datafolha no último fim de semana, ressaltando que o ex-presidente Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno.

Humberto Costa também lamentou que o deputado federal Jair Bolsonaro continue na disputa. De acordo com o senador, este fato tem sido usado pela imprensa internacional para destruir a credibilidade do Brasil no exterior e reduzir a confiança dos investidores no país.

Segundo Humberto Costa, a responsabilidade pelo desempenho de Bolsonaro é responsabilidade do PSDB, que tentou a todo custo incitar o ódio ao PT.

Na opinião do senador, a preferência do povo a Lula aumenta ao longo dos meses, mesmo com o que ele chamou de “massacre jurídico e midiático”, sofrido pelo ex-presidente. O parlamentar acredita que um eventual impedimento à candidatura de Lula vai retirar a legitimidade da próxima eleição presidencial.

- Uma eventual interdição de Lula não será uma interdição qualquer. Será a interdição do maior líder da oposição do país e do candidato que está a frente em todas as pesquisas. Como então teria legitimidade uma disputa em que Lula fosse impedido de participar por uma série de processos armados, criados, baseados em falas de réus confessos torturados por inquisidores modernos? - indagou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)