Gleisi Hoffmann critica prisões pela Polícia Federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 17h21

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) cobrou explicações da direção da Polícia Federal sobre o procedimento adotado pela instituição em casos de prisão de pessoas investigadas.

Segundo ela, os recentes casos de prisão com o intuito de humilhar e colocar em evidência o suspeito, com ampla cobertura da imprensa, ferem o princípio da presunção de inocência e o direito de defesa do acusado, que acaba sendo previamente julgado e condenado pela opinião pública, sem sequer apresentar sua versão dos fatos.

De acordo com a senadora, foi justamente nessas circunstâncias que o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, foi preso, em investigação que apurava se ele participava de esquema para desviar dinheiro da instituição.

E por causa da humilhação a que foi submetido, inclusive com ampla cobertura da mídia e sem qualquer direito à defesa, ele cometeu suicídio na última segunda-feira, disse a senadora.

— Nós temos que parar com isso! um país onde a presunção de inocência e o devido processo legal estão sendo substituídos pelo linchamento midiático. Nós não estamos na idade média para termos linchamento na sociedade. Nós não submetemos mais a pessoa acusada à plateia, ao público, e perguntamos se é para enforcar, se é para matar, se é para crucificar, se é para queimar na fogueira. Isso é coisa do passado, protestou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)