Fátima Bezerra lamenta a morte de Luiz Carlos Cancellier

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 17h54

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lamentou o suicídio do reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier. Ela enalteceu o reitor por sua brilhante carreira acadêmica e sua abertura ao diálogo e sublinhou o sentimento de indignação que sua morte causou na comunidade educacional. Fátima leu nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior que associou o suicídio de Cancellier aos ataques ao direito à educação pública.

Fátima Bezerra disse que o reitor nunca se negou a prestar esclarecimentos sobre irregularidades na Universidade Federal de Santa Catarina. Para a senadora, ele foi preso e afastado do cargo como vítima de um clima de “autoritarismo policial e jurídico” que não cabe num regime democrático.

- A morte do reitor, professor Luiz Carlos Cancellier, simboliza a morte dos direitos de todos nós. O Senado Federal precisa manifestar seu pesar ante essa tragédia que pesa na consciência da nação - afirmou.

A senadora ainda acusou o governo federal de tentar cobrir o rombo das contas públicas através do programa de privatizações, que definiu como venda do patrimônio do povo brasileiro. Fátima associou as privatizações à perda de soberania e de programas sociais, e saudou a resistência popular às privatizações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)