Armando Monteiro lamenta baixo desempenho de Pernambuco em ranking de competitividade

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 18h56

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) lamentou o fraco desempenho de Pernambuco no ranking de competitividade e condições de vida entre estados brasileiros, elaborado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria e a unidade de inteligência da revista The Economist.

Desde 2011, os estados são avaliados em quesitos como capital humano, eficiência da máquina pública, infraestrutura, segurança pública, potencial de mercado, solidez fiscal, inovação e sustentabilidade social. Neste ano, segundo o senador, Pernambuco caiu da 13ª para a 18ª posição.

Esse desempenho, de acordo com Armando Monteiro, se deu por causa do retrocesso em fatores como competitividade, infraestrutura, educação, capital humano e potencial de mercado.

— Há claros sinais de retrocesso em várias áreas. A pesquisa mostra que Pernambuco está perdendo espaço e protagonismo no cenário nacional, em função da deterioração e comprometimento de fatores fundamentais para a nossa competitividade, além da incapacidade de oferecer melhores serviços públicos e de construir um ambiente mais saudável para o desenvolvimento social e produtivo. Há um sentimento de paralisia, de falta de iniciativa, de imobilismo da atual gestão estadual — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)