Plenário aprova indicação de novo embaixador brasileiro na Armênia

Da Redação | 26/09/2017, 18h17

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (26) a indicação de Agemar de Mendonça Sanctos para a chefia da embaixada brasileira em Ierevan, a capital da Armênia.

Agemar ingressou na carreira diplomática em 1977 e, entre outras funções, foi diretor de Relações Institucionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

O diplomata foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no final de agosto. Para os senadores, Sanctos destacou que a atual orientação econômica da Armênia prioriza, entre outros setores, o desenvolvimento da agricultura, e que em razão disso o governo daquele país demonstra interesse em aprofundar seus laços econômicos com o Brasil.

Sanctos também reconheceu que o intercambio comercial Brasil-Armênia ainda é pequeno, cerca de U$ 40 milhões por ano. Mas ponderou que a tendência tem sido de crescimento: as exportações brasileiras respondem por 95% do fluxo, crescendo desde 2006, quando a embaixada brasileira na Armênia foi aberta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)